Núcleos Missionários

Projeto Núcleos Missionários


"Nós, vocação CAJU, somos chamados especialmente a testemunhar para o mundo a ALEGRIA DA RESSURREIÇÃO... Alegria que não pode ser confundida com a alegria do mundo. Precisamos vivê-la em nosso serviço, em nossos ministérios, e testemunhá-la em nossa família, pois como disse Jesus: ‘Dei-lhes a Tua Palavra, mas o mundo os odeia, porque eles não são do mundo, como Eu também não sou do mundo. Não peço que os tire do mundo, mas que os conserve do mal’ (Jo 17,14-15)." (Doc. Ação no Mundo, pg. 18)


A Casa da Juventude Comunidade Católica (CAJU), ao longo da sua história de 50 anos buscou sempre formar jovens para que atuem como cristãos leigos no meio onde vivem, sendo AÇÃO NO MUNDO (título de seu documento vocacional) na família, escola, universidade, entre amigos, no namoro, na vida profissional, no casamento e em todos os lugares onde estiver. Ao longo de tantos anos buscando exercer a sua missão e carisma na cidade de Belém (PA), a CAJU, de maneira dinâmica, acompanha as novas realidades da juventude e de suas famílias, para assim melhor evangelizar o mundo.

O dinamismo da comunidade trouxe, ao passar dos anos, a realidade de seus membros compromissados não serem mais apenas jovens do ensino fundamental e médio, e nem somente universitários. Hoje, a comunidade é formada por pessoas nas mais diversas realidades e fases de vida. Temos membros que vão da adolescência à terceira idade, e isso é uma bênção!

Nessa diversidade, cada vez maior é o número de membros compromissados que, por necessidades pessoais e profissionais, precisam ausentar-se de Belém (PA) por algum tempo, definitivo ou não. Os verdadeiros vocacionados CAJU não deixam de viver e experimentar a sua vocação no dia-a-dia, mesmo diante da distância física do seio da comunidade. A vocação e a vontade de servir à Igreja católica Apostólica Romana e à Comunidade CAJU continuam no coração do membro compromissado mesmo que onde ele esteja não encontre mais fisicamente a CASA que abriga.

Diante dessa realidade, desde setembro de 2008, quando se identifica que em determinado lugar, fora de Belém (PA), exista um número mínimo de membros compromissados dispostos a exercer de maneira concreta seu  compromisso com a comunidade na igreja local, a CAJU inicia de maneira experimental as atividades de um Núcleo Missionário.

Atualmente estão efetivados 3 Núcleos Missionários da CAJU nas seguintes localidades: Marabá (PA), Brasília (DF) e São Paulo (SP). Abaixo você acompanha o que está acontecendo em cada núcleo.

"Uma comunidade vocacionada surge a partir de pessoas que se sentem chamadas por Deus a viverem um modelo de vida com uma espiritualidade própria, comum e definida" (Doc. Ação no Mundo, pg. 15).


Núcleos Missionários da CAJU: